CARTA DO GESTOR: ARTESANAL CP FIC FIM

ARTESANAL CP FIC FIM

” Como tem ocorrido durante todo o ano de 2016 nosso fundo manteve em dezembro sua performance estável com um retorno equivalente a 136% da taxa básica, o que gerou um rendimento bruto mensal de 1,52%. No ano conforme projetado no relatório do mês passado atingimos um rendimento bruto anual de 18,98% enquanto o CDI (taxa de referência para investimento em títulos de renda fixa) foi de 14,00% confirmando um ganho anual de aproximadamente 5,00%.

Com relação ao processo de melhoria da gestão de investimentos do nosso fundo, finalizamos 2016 com objetivo de transferência das aplicações para FIDCs geridos pela Artesanal praticamente atingido. A vantagem dos FIDCs internos é que temos controle completo das carteiras e da originação. No mês de dezembro a participação do FIDCs da casa passou para 95,21% frente aos 92,15% do mês de novembro. No ano de 2017 finalizaremos a migração de 100% dos FIDCs com o vencimento das cotas dos fundos restantes.

Com relação as expectativas do nosso fundo para esse ano, a tendência é a manutenção da performance dados que o mercado de crédito para empresas e pessoas físicas deverá retomar em 2017 seu papel no crescimento do país. Como o cenário econômico interno tem se tornado cada vez mais claro com as reformas propostas pelo governo, tanto tomadores de recursos individuais como corporativos tem elevado a demanda por recursos o que abre espaço para aumentarmos a participação do fundo.

Além disso, a melhora no ambiente econômico tem feito com os spreads de crédito comecem a baixar, o que reduz os níveis de riscos das operações fazendo com que as decisões de investimentos do fundo se tornem mais seguras. Contudo o mercado de crédito só retomar o seu vigor completo quando for reduzido o nível desemprego em 2018.

Obrigado pela confiança, desejamos a todos um ótimo 2017.”