CARTA DO GESTOR: ARTESANAL CP FIC FIM

ARTESANAL CP FIC FIM

“ O fundo Artesanal Crédito Privado obteve rentabilidade nominal de 0,76%, equivalente a 135% do CDI.

Ao início do último mês do ano, o fundo segue para o seu melhor fechamento anual em relação ao CDI.

A carteira permanece estruturalmente diversificada em setores e operações, como: consignado, financiamento de maquinário agrícola e veículos, fundos multisetoriais e financiamento de cadeia de fornecedores no setor de alimentos.

Tal estratégia nos possibilita atuar nos mais importantes setores da economia e consequentemente diversificar o risco do portfólio.

Não temos nenhuma grande mudança em números de fundos ou cotas alocadas e os níveis de subordinação permanecem em patamares saudáveis, o que nos gera confiança e margens de risco extremamente positivas.

No cenário doméstico, temos o menor nível da taxa básica de juros do país até então. A equipe econômica está aproveitando o ambiente de baixa inflação para estimular a economia e sinaliza mais um corte moderado (provavelmente de 0,25% para 2018 o que levaria a taxa Selic para 6,75% ao ano).
É importante que o governo consiga, com tal estratégia, gerar confiança e atrair/estimular o fluxo de capital de investidores para a economia real a fim de reaquecer setores que sofreram muito nos últimos anos.

Além disso, é importante também que o presidente Michel Temer e seu bloco de governo consigam articular as reformas que estão na pauta e implementar agenda pró mercado para que tenhamos um 2018 mais pautado em melhora econômica e não apenas em disputa eleitoral, onde espera-se que os candidatos pró mercado ganhem força diante do eleitorado, dando sequência ao ciclo de melhora econômica.

Agradecemos pela confiança.

Equipe de Gestão Artesanal Investimentos.